Site Loader
Dá um tempo IPDJ

Os programas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Fundação da Juventude são, nestes tempos de pandemia de COVID-19, um bom motivo para sair de casa.

Quer seja através de estágios em empresas ou voluntariado, as oportunidades são várias e estão espalhadas por todo o território nacional.

O que são os programas de voluntariado jovem do IPDJ e o que ganho com isso?

Jovem Anónim@

Estes programas têm como objetivos promover e estimular a prática de voluntariado, como meio de aquisição de competências.

O voluntário “é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e o seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.” – Lei n.º 71/98 de 3 de Novembro.

No entanto, vários programas de voluntariado do IPDJ oferecem incentivos à participação, com valores que rondam os 10€ por dia, para compensar eventuais despesas dos voluntários com alimentação ou transportes.

Dos vários programas, destacam-se o “Agora Nós”, que possui vários sub-projetos nas mais variadas áreas do conhecimento e o “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.

O que é o PEJENE e o que ganho com isso?

Jovem Anónim@

O PEJENE é um programa de estágios, promovido pela Fundação da Juventude, para jovens a frequentar o último e penúltimo ano do Ensino Superior em todas as áreas académicas.

Os estágios têm as seguintes características:

  • Duração mínima de 2 meses a máxima de 3 meses, de acordo com os pedidos das Entidades de Acolhimento (Empresas);
  • Integrar o estagiário numa Entidade de Acolhimento (Empresa), desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado e segundo a área de formação do Estagiário;
  • Supervisão dos estágios por um tutor técnico (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final, elaborará um relatório de avaliação final.
  • Pagamento pelas Entidades de Acolhimento de subsídios de alimentação e de transporte. Para além disso, deverão fazer um Seguro de Acidentes Pessoais com a duração do período de estágio.

Experiência ESTBrain – Projeto “Dá um tempo”

O Jornal ESTBrain participou no projeto de sensibilização para comportamentos responsáveis dos jovens da Área Metropolitana de Lisboa (AML) perante a pandemia de COVID-19.

Esta experiência no terreno permitiu conhecer novos bairros e pessoas, mantendo a devida distância de segurança de 2 metros. Também ocorreu a distribuição de máscaras e informação da população acerca das medidas de restrição na AML.

Esta ação insere-se no programa de voluntariado “Agora Nós” e contou com a participação de voluntários de diversas zonas do país e com o apoio in loco de vários técnicos de juventude da equipa do IPDJ e da própria Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques.

Projeto “Dá um tempo”

Declaração de Interesses: A Associação ESTBrain é apoiada através dos programas de apoio ao associativismo jovem (PAAJ) do IPDJ.

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contactos

Ligue-nos ou envie-nos um e-mail e nós retornaremos o mais rápido possível.

+351 212 064 660
estbrain@estudantes.ips.pt

Onde Estamos

Partilhar

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram