Site Loader

Hoje assinalam-se os 10 anos da Inauguração do Edifício da ESTBarreiro/IPS.

Numa cerimónia solene, a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro recebeu a visita de Sua Excelência o Ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva no dia 20 de abril de 2010 pelas 15h30.

A inauguração estava inicialmente marcada para 10 de Outubro de 2009, quando assinalou o seu 10º aniversário, mas a proximidade de um período eleitoral levou ao adiamento para o dia 20 de Abril.

Somos uma escola nova e queríamos aproveitar esta oportunidade para divulgar a escola, por isso, era importante que a inauguração fosse assinalada por um evento que marcasse.

Professor João Vinagre, Ex-Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro em entrevista ao Jornal ROSTOS

A funcionar desde 2007 no atual edifício, a ESTBarreiro/IPS iniciou as suas atividades letivas nas antigas instalações do Bairro Operário no dia 15 de Novembro de 1999.

Com uma área de 10 000 m2, a Escola está equipada com diversos laboratórios (Mecânica e Estruturas, Hidráulica, Materiais de Construção, Geotecnia, Química, etc.), salas de aula e de estudo, salas de informática (para ensino e de acesso livre), Biblioteca e Mediateca, Auditório e Anfiteatros, além de espaços de restauração e de lazer.

Há 10 anos, Cavaco Silva terá referido que – “não esperava encontrar algo tão moderno e com tanta luminosidade”.

Já têm vindo aqui várias excursões, da Finlândia e de outros pontos, para visitarem este edifício.

Professor João Vinagre, Ex-Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro em entrevista ao Jornal ROSTOS

Referência na arquitetura internacional, o edifício foi selecionado para integrar a exposição “Euronews”, na “Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007” e a representação de Portugal na “Bienal de S. Paulo 2008”.

A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal foi galardoada com o Prémio Internacional de Arquitectura para o ano de 2009, atribuído pelo Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design.

Entre outros galardões nacionais, destacam-se o Prémio de Arquitectura ENOR (2009), o Prémio ArquinFAD de Arquitectura (2009) e o Prémio Organismo Público 2016, uma distinção que reconhece o edifício público mais acessível.

Essa espécie de canudo que está na mão, simboliza o canudo com que os alunos saem da Escola, quando diplomados, mas, essa forma simbólica representa também os materiais.

Maria José Nunes Brito, Artista e antiga Professora da ESE/IPS em entrevista ao Jornal ROSTOS

Neste dia decorreu também a inauguração da escultura “Mão Ganhadora” de Maria José Brito. A autora ofereceu uma réplica em miniatura ao ex-Presidente da República.

O monumento, feito em Aço corten e Inox, tornou-se em 2011 o símbolo oficial do Jornal ESTBrain.

Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia, terá dito a vários estudantes – “Não existe nenhuma razão para se queixarem, para não estudar”.

NOTA DA REDAÇÃO: Este artigo foi escrito com base em peças de jornais de referência como o Jornal ROSTOS. O nosso especial agradecimento a todos os meios de comunicação social que, nestes tempos duros, continuam a prestar serviço público e a inspirar-nos a não desistir da missão de informar.

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contactos

Ligue-nos ou envie-nos um e-mail e nós retornaremos o mais rápido possível.

+351 212 064 660
estbrain@estudantes.ips.pt

Onde Estamos

Partilhar

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram